Orientações para o pacienteOs exames eletrofisiológicos da audição são complementares aos demais exames auditivos e ao quadro clínico do paciente. Nenhum exame isolado é capaz de fechar um diagnóstico. A avaliação da história do paciente, dos achados no exame físico e dos exames complementares é que auxiliam o médico assistente a definir um diagnóstico.

Para realização dos exames eletrofisiológicos da audição (BERA, estado estável, Otoemissões acústicas) é necessário que o paciente esteja parado/imóvel. Isso por que movimentações da musculatura do rosto (franzir a testa, sorrir, abrir a boca, piscar…) causam interferência no sinal que está sendo captado pelo equipamento, tornando o exame pouco confiável ou impossível de ser realizado. Como são exames que podem demorar para serem realizados, é necessário um preparo especial.

Adultos e crianças pequenas, em geral, até 6 meses conseguem fazer os exames eletrofisiológicos da audição em consultório, durante repouso ou mesmo sono espontâneo. Já crianças maiores de 6 meses, de forma geral, para ficarem imóveis, é necessária a realização de uma anestesia. Esse procedimento então precisa ser realizado em bloco cirúrgico onde o Anestesista que irá realizá-lo com toda segurança e os exames serão feitos sem nenhuma interferência.

Para cada uma dessas situações, há orientações específicas. Veja abaixo

EXAME EM CONSULTÓRIO

1) Orienta-se, no caso de adultos, comparecer para o exame com tranquilidade, evitar o uso de cremes e maquiagens no rosto no dia do exame. Levar todos os exames auditivos já realizados.

2) Para crianças, é importante, que no momento do exame ela durma, de preferência profundamente. Dessa forma, orientamos acordá-la mais cedo que o habitual no dia do exame. Não deixa-la tirar cochilos ao longo da manhã. No carro, a caminho do exame, não deixa-la dormir.

Importante levar para clínica objetos que a criança goste para dormir (por exemplo: bico, “naninha”, brinquedo ou mesmo tablets e celular com desenhos que geralmente acalmem a criança).

No preparo para o exame é necessário passar um creme esfoliante no rosto da criança nos locais de colocação dos eletrodos. Nesse momento, geralmente, a criança não gosta e se agita, não há problema! Depois da colocação dos eletrodos, a criança pode ficar no colo, mamar e acalmar-se para dormir. Só então é iniciado o exame.

EXAMES REALIZADOS SOB ANESTESIA

1) O exame é realizado em três locais:
– Bloco Cirúrgico do Hospital Mater Dei Contorno;
– Bloco Cirúrgico do Hospital Mater Dei Betim-Contagem;
– Bloco Cirúrgico do Hospital Libertae em Sete Lagoas.

2) Após contato pelo número 31 99305-5555 ou 31 3656-5894 e confirmação da data do exame, é necessário agendar consulta pré-anestésica com a equipe do hospital onde será realizado o exame:
– Hospitais da Rede Mater Dei: 31 3401-7598 (ligar após as 14:00hs);
– Hospital Libertae em Sete Lagoas.

3) Nessa consulta, o anestesista irá conhecer o paciente, conversar com os pais, orientar sobre como é feito o procedimento anestésico para realização dos exames, tirar duvidas, oriento sobre preparo no dia do exame.

4) No dia do exame:
a) Trazer todos os exames auditivos que a criança já fez;
b) Certificar-se com o médico que acompanha a criança se não há acumulo de cera em ouvidos (caso houver, é necessário realizar a remoção da cera antes do dia do exame);
c) Criança deve fazer jejum conforme orientado pelo anestesista no dia da consulta pré-anestésica.

5) O exame demora em média uma hora. Após a realização, a criança permanece em observação na sala de recuperação anestésica por alguns minutos. Após acordada, a criança poderá alimentar-se e, não tento nenhuma alteração, poderá ir para a casa.

OBS: Pedimos 7 dias para liberação dos resultados finalizados. Eles podem ser encaminhados por e-mail ou ser entregues no próprio local onde o exame foi realizado, durante horário de funcionamento de cada serviço.