O Bera Automático ou PEATE Automático é um exame realizado para observar o percurso do som através do nervo auditivo. Isso acontece pelo registro da atividade elétrica que ocorre nesse nervo quando o som passa por ele no trajeto do ouvido até o tronco encefálico. O procedimento, portanto, examina a integridade das vias auditivas nervosas que conduzem as informações sonoras até o cérebro.
Bera/PEATE diagnóstico
Conhecido como PEATE diagnóstico ou Audiometria de Tronco Cerebral, o exame é realizado para observar o percurso do som através do nervo auditivo. Isso acontece pelo registro da atividade elétrica que ocorre no nervo auditivo quando o som passa por ele no trajeto do ouvido até o tronco encefálico (uma região específica do cérebro). O procedimento, portanto, examina a integridade das vias auditivas nervosas que conduzem as informações sonoras até o cérebro.
Potencial auditivo de estado estável
Também chamado de Potencial Auditivo de Estado Estável, o Steady State é um procedimento que faz parte dos exames eletrofisiológicos da audição. Trata-se de um teste que avalia a resposta do sistema auditivo e do cérebro do paciente à um estímulo sonoro. Nesse exame, é possível estimular frequências de sons específicas para avaliar a menor intensidade de resposta do paciente para cada frequência testada.
Teste da orelinha
Popularmente conhecido com Teste da Orelhinha, o Exame de Emissões Otoacústicas Evocadas (EOAE) ou Emissões Otoacústicas, detecta problemas auditivos em bebês. Por se tratar de um exame de triagem, deve ser realizado, preferencialmente, nos primeiros dias de vida da criança. Também, é recomendado em pessoas de qualquer idade, quando não se escuta bem ou não há reação aos sons.